Um pouco da história do Rotary

O Rotary, a mais antiga ONG do mundo com mais de 100 anos, tem diferentes significados para as pessoas. Por meio da nossa organização, fizemos amizades, trabalhamos pelas nossas comunidades e descobrimos um novo propósito - o de servir. Nós criamos vínculos, avançamos em nossas carreiras e vivemos experiências incríveis que não poderiam ser encontradas em nenhum outro lugar. Toda semana, nos nossos 34.000 clubes, divididos em distritos em 168 nações, mais de 1,2 milhões de rotarianos se reúnem para conversar, trocar ideias e, acima de tudo, para se unirem com um objetivo principal: servir às comunidades onde estão inseridos.

Paul Percy Harris

Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os sócios fundadores desta grande organização que é hoje o Rotary International, optaram pelo nome Rotary porque suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos sócios e foi criado como um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade. A primeira reunião ocorreu na sala 711do edifício Unity, em Chicago, composta por quatro fundadores: seu idealizador Paul Percy Harris, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr.

Rotary International é a associação de todos os Rotary Clubs do mundo. O quadro social do RI não é composto de rotarianos e sim dos Rotary Clubs membros, que continuam desempenhando e cumprindo as obrigações impostas pelos documentos estatutários. Os propósitos do RI são incentivar, promover, propagar e superintender o Rotary no mundo todo; coordenar, e, de modo geral, dirigir as suas atividades.

O Rotary International

A sede mundial do Rotary fica na cidade de Evanston nos Estados Unidos. Lá, um Conselho Diretor, com uma estrutura parecida com a de um clube, também com mandato de um ano, emite diretrizes para os projetos de todos os clubes do mundo.

Todos esses clubes estão agrupados em Distritos. Cada Distrito de Rotary possui uma estrutura parecida com a do clube, só que, em vez do principal mandatário ser chamado do Presidente, este é chamado de Governador do Distrito.

Existem, atualmente, cerca de 530 Distritos de Rotary no mundo todo.

O Rotary International é a única representação não-governamental que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas. No mundo inteiro, Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos.

Lema do Rotary

O lema Dar de Si Antes de Pensar em Si reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo. Rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves. Além disso, apóiam a profissionalização, programas para jovens, oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais.

A Prova Quádrupla

Em 1932, o rotariano Herbert J. Taylor criou a Prova Quádrupla, um código de ética adotado pelo Rotary onze anos mais tarde. A Prova, traduzida em mais de 100 idiomas, consiste nas seguintes perguntas:

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE  e MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Pratique e aplique esses quatro questionamentos em sua vida diária e verá que as coisas fluirão de forma melhor para todos!

O IPP, fruto da parceria entre o Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista e o Citigroup

O Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista, pertencente ao distrito 4610 é um desses clubes que trabalham em prol de suas comunidades. Com mais de 25 anos de vida, a sua retrospectiva mostra que o clube sempre teve como ponto forte a prestação de serviços pela realização de projetos. E não são poucos: PROVALER, Laboratório de Microcirurgia, IPP, Laboratório de Neuroaudiologia, Fórum de Debates Avenida Paulista, Saber e Ser, Brasil com Ética é Possível, Doe sua Nota entre outros.

Em 1999, uma parceria estabelecida entre o Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista e o Rotary Club de Astley na Inglaterra, financiou o projeto do Laboratório de Microcirurgia, para treinamento em microcirurgia reconstrutiva no Hospital das Clínicas em São Paulo. Nesta época iniciou-se a parceria com o Citigroup que passou a apoiar esse projeto que mudou a realidade do setor na América Latina e hoje possui projeção e reconhecimento mundiais e, desde 2010, figura como um dos 100 Projetos Rotários Exemplares.

Por ocasião dos 450 anos da cidade de São Paulo, o Citigroup, dando continuidade à parceria, quis realizar um projeto de ação social junto à comunidade paulistana e para tanto solicitou ao Rotary Club de São Paulo Avenida Paulista um projeto de capacitação e colocação no mundo do trabalho de jovens entre 14 e 24 anos, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade, acreditando que a educação e o trabalho são o caminho mais curto para mudar a situação de desigualdade existente no Brasil.

O IPP - Instituto Profissionalizante Paulista, resposta à solicitação inicial do Citigroup foi oficialmente fundado em maio de 2004, quando estiveram presentes a Prefeita de São Paulo, o Presidente do Citibank Gustavo Marins e toda a liderança do Rotary na cidade de São Paulo.

Conheça mais e venha fazer parte do ideal de servir do Rotary, onde a amizade nos une e nos fortalece. Os pilares que regem o Rotary - amizade, integridade, prestação de serviços e busca pela paz mundial - necessitam de um trabalho constante onde nunca basta o que já foi feito, mas onde temos o dever de realizar sempre mais!

A Fundação Rotária converte suas contribuições em projetos que transformam a vida de pessoas no mundo todo. Como braço beneficente do Rotary, contamos com uma rede global de rotarianos que investem seu tempo, dinheiro e conhecimento em nossas prioridades, como erradicar a póliopromover a paz. Com os subsídios da Fundação, os rotarianos podem enfrentar desafios como a pobreza, o analfabetismo e a subnutrição por meio de soluções sustentáveis de impacto duradouro.

Com uma sólida supervisão financeira, uma excelente classificação de instituição beneficente e um modelo de financiamento exclusivo, nós aproveitamos ao máximo suas contribuições. Doe e nos ajude a fazer a diferença!

Erradicação da Pólio - End Polio Now: Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da pólio. A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em um prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde.

Rotary já doou US$500 milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para ajudar na imunização de quase dois bilhões de crianças no mundo.

Atualmente, existem apenas algumas centenas de casos de pólio, o que representa uma redução de 99,8% desde 1988, quando a doença paralisava mais de 350.000 crianças por ano.


Voltar